Com o fator da globalização, abertura de mercados, novos horizontes dos negócios… é cada vez mais comum a expectativa de nacionalizar marcas com exponencial internacional, contudo, nem tudo é tão simples assim.

Quando observamos marcas já estabelecidas e reconhecidas em outros países e que não deram certo em solo brasileiro, vêm o questionamento: o que deu errado?

Muitas variáveis devem ser observadas, entre elas: hábitos de consumo regionais, demanda dos produtos ofertados, concorrência nacional já estabelecida, barreiras aduaneiras e fiscais, monopólio de logística e distribuição, entre outros fatores que acabam inviabilizando o negócio, tudo isso sem contar com a dificuldade de alguns mercados específicos, como beleza, onde os produtos precisam passar por um processo de adequação em função do clima, muito diferente no Brasil do que em países europeus, por exemplo.

Desta forma, é importante um planejamento com foco em estratégia de mercado, que contemple o que foi aqui mencionado, assim fica mais fácil entender porque marcas como H&M, Custo Barcelona, Abercrombie & Fitch entre tantas, ainda não aterrissaram em solo brasileiro.

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