Esta semana gostaria de comentar sobre um artigo muito interessante intitulado “Why Nice Bosses Finish First”, que poder ser traduzido como “Por que “Chefes” Bons Chegam na Frente”, escrito pelo Dr.Travis Bradberry, presidente da TalentSmart e co-autor do livro Inteligência Emocional 2.0. O artigo completo está no Linkedin e pode ser acessado pelo endereço:
https://www.linkedin.com/pulse/why-nice-bosses-finish-first-dr-travis-bradberry
A liderança de fato só se verifica quando o líder sabe da importância do foco sobre as pessoas e demonstra isso em suas atitudes. Fala-se muito a respeito mas ainda existem pessoas em posição de comando que não agem assim. Provavelmente uma das razões é o que eu considero um paradigma que está demorando muito a ser quebrado: quem está no comando precisa se mostrar duro, rude e controlador para ser visto como uma autoridade e com isso garantir a execução do trabalho e alcance de resultados (?).
Ainda existem organizações onde gestores com este perfil de comportamento tem seu espaço, mas felizmente em muitas outras este estereótipo já é percebido como ultrapassado. Creio que uma das razões que ainda preocupam muitos gestores de adotar uma postura mais humana é o receio de parecer fraco, de perder o respeito por parte da equipe, e por estes motivos não querem incorporar o estereótipo contrário ao do controlador e receber o rótulo de “chefe bonzinho”.
O artigo a que me refiro começa trazendo dados de pesquisas que confirmam que líderes mais humanos não apenas trazem melhores resultados, como também evitam problemas e custos para as organizações. Existem números mostrando que chefes controladores geram mais stress, mais doenças, mais demissões, e tudo isso impacta no resultado. Além disso, ao analisar uma lista de líderes bem sucedidos (entenda-se, geradores de bons resultados), os que adotam postura mais humana são a maior parte; os controladores são exceções.
Ou seja, ao contrário do que muitos possam pensar, líderes que se interessam pelas pessoas são mais respeitados e seu exemplo influencia toda a equipe, inspirando e motivando, conseguindo com isso maior produtividade e melhor desempenho do time e de cada membro individualmente. Sem contar os casos que comprovam que as pessoas se demitem dos chefes, não das empresas.
O artigo segue com alguns exemplos do que seria a BONDADE atrelada às atitudes e comportamentos de líderes humanos, verdadeiros líderes, e explica:
– Um líder BOM é visto como FORTE ao fazer o que precisa ser feito e dizer o que precisa ser dito. É possível ser visto como uma pessoa amável mesmo tendo que fornecer um feedback de redirecionamento (o líder sabe como fazer isso). Fraqueza seria conduzir uma conversa difícil sob tensão por não saber ser humano, apenas para mostrar-se duro, ou não ter este tipo de conversa, mesmo que seja para proteger o liderado. Força é saber lidar com as emoções negativas de modo a manter a motivação, reforçar os objetivos e seguir em frente na busca de resultados com todo o comprometimento da equipe.
– Um líder BOM é visto como CORAJOSO ao enfrentar as situações difíceis, ao confiar em sua equipe, ao delegar, ao promover um ambiente aberto para discussão, ao ser transparente e assumir seu papel diante das adversidades. Coragem se manifesta na busca por inovações, em estimular a iniciativa e criatividade nas pessoas.
– Um líder BOM é visto como CONFIÁVEL ao agir exatamente como fala, sendo reconhecido como exemplo pelas atitudes e não apenas pelo que diz. Ao ser otimista, mas também realista. Ao demonstrar interesse pelas pessoas e saber ouvi-las, além de sempre dar os créditos com base na meritocracia, sem querer trazer somente para si o reconhecimento externo.
Enfim, são muitas as evidências de que um LÍDER BOM reúne as habilidades para ser um BOM LÍDER, conquistando o RESPEITO e levando o time a seguir com ele rumo aos resultados. Veja mais lendo o artigo. E ao se deparar com alguém que ainda argumente a favor do controle e agressividade como necessários diante de momentos cada vez mais difíceis e competitivos, lembre-se: a diferença, o algo mais, a vantagem e tudo o que é preciso para se fazer mais e ir além só se pode conseguir através das PESSOAS.
