Nunca tivemos acesso a tantas informações, e elas nunca foram tão democráticas como nos dias de hoje, o que me permite questionar que a forma de adquirir conhecimento deixou de ser fundamental.

Explico, no passado, ter acesso a informação era artigo raro, e que apenas alguns poucos privilegiados conseguiam, e com elas em mão era possível construir o seu negócio ou sua carreira, mesmo que de qualquer jeito ou sem muita capacidade, afinal só poucos sabiam o que deveria ser feito.

Por isso a valorização extrema dos estudos acadêmicos, das faculdades famosas e de todo esforço que a família fazia para poder dar uma boa formação educacional, afinal era necessário garantir o futuro com o conhecimento acadêmico, porque era somente através dele que seriamos “alguém na vida”.

E como conseguir esse conhecimento? Através da faculdade

Será que hoje esse caminho ainda é o único? Ou melhor, será que ele ainda é necessário?

Grandes empresas já estão deixando de lado a formação da pessoa em seus processos seletivos, Google e Apple deixaram de ver o curso superior como um diferencial no momento de contratar.

Essa escolhe não significa que as empresas estão desprezando o conhecimento acadêmico, elas estão apenas optando por um olhar mais amplo sobre a forma de adquirir o conhecimento, principalmente na área de tecnologia e negócio onde o aprendizado pode ser de várias outras maneiras.

O segredo desse caminho é que essas empresas perceberam que o mais importante é identificar como a pessoa vai conseguir explorar o seu talento, e não apenas se ela tem determinado diploma.

Logico que nesse processo a qualificação acadêmica ainda tem o seu valor, mas deixou de ser condição única para fazer parte desses lugares, e o principal, deixou de ser condição fundamental para o seu sucesso profissional.

É sempre bom lembrar que o mais importante, para uma carreira de sucesso no mundo dos negócios, é a aplicação do conhecimento e não qual o método de aprendizado escolhido.

O melhor de toda essa transformação é que ninguém deve se limitar por não ter seguido uma educação “tradicional”, no mundo dos negócios todas as informações necessárias estão por ai, inclusive você pode descobrir que elas não servem para muita coisa, e caberá a você criar um novo caminho de conhecimento e realização.

Essa é a magica do mundo dos negócios, você pode e deve criar o seu caminho.