Cuidado com pensamentos e teorias de projetos que começam com essa frase, “Pela minha Experiência”, pode ser o começo para afundar uma ideia.

A “minha experiencias’, assim como “eu acho”, é um ótimo ponto de partida para o desenvolvimento de qualquer projeto ou ideia, mas como eu disse…Ponto de partida.

Muito cuidado para que não se torne o meio ou ate o fim do projeto, porque se isso acontecer o seu sucesso vai depender de quase todas as variáveis no momento que “aquela experiência” teve o sucesso dela. Ou pior, a experiência do fracasso vai corroer o que pode ser uma boa ideia.

Não que o sucesso ou o fracasso não possa acontecer novamente,  mas será que no momento que aconteceu la atrás ate o momento atual nada mudou?

Nada de novo aconteceu dentro da sua área de atuação que possa mudar o resultado?

Uma nova tecnologia, um novo equipamento, um novo produto?

É comum, e ate compreensível, a gente se sentir confortável em repetir o mesmo padrão e comportamento que já deu certo uma vez, PODE dar certo novamente, ou é até aceitável o medo de um novo fracasso, afinal, só quem levou a pancada sabe o quanto machuca.

Arrisco a dizer que, se você estiver pensando em negocio, qualquer sucesso que ocorreu a mais de 5 anos a probabilidade de ocorrer novamente, repetindo o mesmo caminho é muito baixa, praticamente nula. Em relação ao fracasso o tempo pode ate ser menor, mas nesse caso se fizer o mesmo caminho o desastre vai ocorrer novamente com a mesma facilidade.

E olha que estou sendo otimista em relação ao prazo, se pensarmos na velocidade da mudança que a pandemia do Covid-19 imprimiu no mercado, ai é pra parar o tempo e analisar o formato de negocio por completo.

Mas vamos fazer um exercício com algumas variáveis para entender o que pode ter mudado nesses 5 anos:

– quantos concorrentes voce tinha? e agora?

– quem eram os seus concorrentes? e agora?

– quais as ferramentais de marketing e vendas eram usadas? e agora?

– quem era o seu time? e agora?

E para mim a pergunta principal:

COMO ERA VOCÊ? E AGORA?

Percebe que em algumas perguntas as diferenças podem ser tantas que fazer o mesmo não vai dar muito certo, e olha que as perguntas são básicas, não vou nem colocar que o seu consumidor mudou nesse tempo ou ate que o seu mercado ou o seu formato de negocio podem ter sido praticamente pulverizados nesse período.

E ai vc pergunta –

– O que eu faço com a minha experiência?

Use-a da forma mais preciosa que você pode, como o Ponto de Partida para seu novo projeto , ideia ou mudança de seu negocio.

Analise as razoes que levaram ao sucesso e quais foram os caminhos errados que voce pegou e que agora pode evitar.

Entenda onde cada variável de sucesso pode se encaixar no momento atual, e ai, usando sua experiência como ponto de partida você cria o projeto campeão.

É nesse momento que sua experiência vai ser usada para sair na frente dos novos concorrentes, você vai estar sempre a um passo ou mais na frente, porque, diferentemente deles, você pode usar sua experiência como Ponto de Partida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *